FAQ - Consulte respostas às Dúvidas Frequentes

SMTP-Web

SMTP dedicado para envio de formulários, newsletter e e-mails em massa (autorizados pelos clientes), ou seja, como canal de comunicação com os clientes através da interação entre sistemas web automatizados de envio.  Para a utilização as seguintes orientações devem ser seguidas:

  1. Utilização através de aplicações web hospedadas na conta da D'Artagnan Propaganda ou seja, uso interno, programas de envio externos por como por ex. sendblaster, o carteiro, etc... não são possíveis.
  2. Utilização de tempo de espera entre o envio de mensagens. Pode ser implementado pela função sleep ou equivalente.
  3. Utilização de remetente (campo from, sender) de domínio hospedado pela D'Artagnan Propaganda. Ou seja, no campo "from" devem ser utilizados e-mails relacionados ao respectivo domínio (onde consta o formulário). Por exemplo, para um domínio "seudominio.com.br", deve-se utilizar um e-mail "@seudominio.com.br" impreterivelmente

Para manter a qualidade neste serviço são mantidos controles, os quais consideram as seguintes métricas:

Número máximo de destinatários por mensagem:

10 destinatários por mensagem

Tamanho máximo de anexo:

2MB por mensagem

Limite de envio de e-mails:

5.000 destinatários a cada 24 horas.

Informações relevantes

O valor para envios adicionais é de R$ 50,00 mensais
para cada 5.000 mensagens / 24 horas.

Mensagens enviadas por remetentes que não estão hospedados
na D'Artagnan serão bloqueadas e não serão enviadas.

Mensagens enviadas por domínios ainda não registrados não serão enviadas.

Mensagens enviadas para domínios inexistentes não serão enviadas.

 

Excedendo o limite estabelecido, não haverá aviso. O domínio ficará bloqueado por 72 horas, pois os servidores de blacklist levam 48 horas para serem atualizados.

Em caso de reincidência de envio excessivo, o domínio terá novamente o serviço de envio de mensagens bloqueado, por 144 horas. Nova reincidência após o bloqueio de 144 horas, o serviço de envio de mensagens do domínio ficará bloqueado permanentemente.

Domínios que enviarem mais de 20% dos emails para contas inexistentes (mais de 1000 envios) serão bloqueados com primeiro bloqueio de 144 horas, segundo de 288 horas e terceiro bloqueio forma permanente. Esta medida é adotada, pois mais de 20% de caixas inexistentes caracteriza envio de SPAM.

Domínios que receberem denúncias de spam sofrerão bloqueio do serviço de envio de emails por 48 horas no primeiro bloqueio, 72 horas no segundo bloqueio e bloqueio permanente a partir da terceira denúncia.

Domínios denunciados por spam, com envio de emails sem opt-out, ficarão com smtp-web bloqueado permanentemente até que o opt-out seja incluído no email.

Para não ser bloqueado: procure enviar até 5000 emails a cada 24 horas através do seu site.

SMTP Autenticado (smtp.seudomínio)

Servidores em funcionamento como SMTP tradicional, dedicados para utilização de envio de e-mails corriqueiros através de programas como Outlook, Thunderbird, Eudora, entre outros. O programa escolhido deve ser configurado com autenticação de SMTP.

Devido a necessidade de alta disponibilidade neste serviço, controles são aplicados para certificar que não exista uso abusivo dos recursos, evitando inclusão em listas negras públicas anti-spam, acumúlos de mensagens na fila de entrega e consequentes atrasos.

Com o objetivo de evitar o "engarrafamento” na fila de entrega, mantendo sempre um bom fluxo e evitando o atraso de mensagens, são utilizadas duas métricas para controle:

Número máximo de destinatários por mensagem:

70 destinatários por mensagem

Tamanho máximo de anexo:

30MB por mensagem

Limite de envio de e-mails:

250 e-mails por hora POR DOMÍNIO

Limite de destinatários por hora:

1000 destinatários por hora.

Como eu faço para não ser bloqueado?

Enviando 1 e-mail a cada minuto, desde que estes tenham no
máximo 4 destinatários.

Como eu faço para enviar mais e-mails do que o limite?

Adquirindo um pacote adicional pelo valor mensal de R$2,00 para cada e-mail/hora adicional. Exemplo: para majorar o limite de 250 para 350 e-mails por hora, por domínio, haverá um custo adicional mensal de R$ 200,00.

 

IMPORTANTE
Atingindo o limite estabelecido, o cliente tem seu SMTP bloqueado e é notificado na tentativa de enviar o e-mail com a seguinte mensagem: "Política Antispam: Você ultrapassou o limite de envio permitido por hora. Envie novamente em 1 hora”.

No prazo de 1 hora o SMTP é liberado novamente, apto para enviar e-mails seguindo a politica antispam.

A D'Artagnan Propaganda se reserva o direito de bloquear os serviços de e-mails a qualquer instante em que for constatado práticas ilícitas e/ou abusivas dos recursos oferecidos.

Envio de E-mails

O serviço de e-mails é considerado crítico pela característica de ser o principal meio de comunicação no contexto das empresas, logo o comprometimento da disponibilidade neste serviço, acarreta em imensos transtornos e prejuízos.

Por outro lado, existe a consciência da potencialidade do serviço de e-mails como ferramenta de marketing e comunicação das empresas para com seus clientes, sendo assim, a D’Artagnan Propaganda apresenta recursos dedicados para cada necessidade, as quais possuem regras bem claras e definidas para sua utilização, visando sempre a qualidade dos serviços oferecidos.

Política de Senhas em E-mails

Visando a segurança, as senhas de acesso ao Painel de Controle deverão manter o seguinte padrão:

  • Conter no mínimo 6 caracteres;
  • Conter ao menos uma letra;
  • Conter ao menos um número;
  • Não poderá começar ou terminar com caracteres especiais;
  • Não poderá conter nome de usuário ou de domínio;
  • Não poderá constar em listas de senhas conhecidas disponíveis na internet, as quais são consideradas senhas fracas/mais utilizadas;
  • Deve preferencialmente possuir caracteres especiais disponibilizados: @ ^ ? ~ , * . # $ ! - = & ( ) _

Essa medida é tomada para manter suas contas seguras, afim de evitar que o serviço seja utilizado por terceiros com finalidades maliciosas, impactando, inclusive, na performance dos serviços.

O uso de números, caracteres especiais e uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas faz com que seja mais difícil descobrir uma senha. Por exemplo, uma senha de oito caracteres com números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas tem trinta mil combinações possíveis a mais do que uma senha de oito caracteres somente com letras minúsculas.

Alguns exemplos de senhas fortes: "tr0C4r#53nH4""nOv4*_S3nH@1""j4N31r0_i98A".

Como configurar sua conta no Windows 10?

Passo 1: Abra o gerenciador de e-mails do seu Windows 10

 

Passo 2: Clique em "Adicionar conta"

 

Passo 3: Em "Escolher uma conta" selecione "Configuração avançada"

 

Passo 4:  Selecione o tipo de conta IMAP ou POP

Em "Servidor de saída" preencha: smtp.seudominio.com.br:587

OBS: O Nome usuário deve conter sempre o nome da conta completa

 

 

Passo 5: Servidores de entrada

  • Quando IMAP: imap.seudominio.com.br:143

  • Quando POP : pop.seudominio.com.br:110

 

Passo 6: Desmarque as caixas indicadas abaixo e clique em avançar

 

Passo 7: Clique em "Pronto"

Como configurar sua conta de e-mail no aplicativo do Windows 8?

Em seu Windows 8, selecione o aplicativo de Email.
Arraste o mouse para o canto inferior direito da tela e no menu que aparecer clique em Configurações.

Configurando seu email no Windows 8

 

Clique então na primeira opção: Contas.

Configurando seu email no Windows 8

 

Na etapa seguinte, clique na opção Adicionar uma conta.

Configurando seu email no Windows 8

 

No próximo passo selecione a última opção: Outra conta.

Configurando seu email no Windows 8

 

Na tela que aparecer selecione a opção IMAP.

Configurando seu email no Windows 8

 

Preencha as informações da sua conta de email.
Substitua os dados da imagem abaixo pelos seus próprios dados da conta de email.
Atente-se a configurar exatamente onde há os destaques na imagem.

Configurando seu email no Windows 8

 

Por fim, clique no botão Conectar.
Pronto! Sua conta está corretamente configurada no aplicativo de Email do Windows 8.

Como configurar sua conta de e-mail no Android?

CONFIGURAÇÃO IMAP

 

Em seu Android, acesso o aplicativo padrão de E-mail.
Na primeira tela, insira sua conta de email e sua senha.
Assim que inserir os dados, toque em Configuração Manual.

Configurar email no Android

 

Na próxima tela, insira as informações conforme a tabela abaixo:

ITEM INSTRUÇÃO
Nome de usuário Preencha sua conta de email completa
Senha Insira a senha da conta de email
Servidor IMAP Coloque o endereço imap.seu-dominio
Porta Utilize a porta 143
Tipo de Segurança Deixe como Nenhum
Prefixo do caminho IMAP Coloque INBOX.

Configurar email no Android

 

 

Na tela seguinte, você deve setar as configurações de envio.
Insira as informações de acordo com a imagem abaixo.
Lembre-se de alterar os dados onde aparece seudominio.com.br para o próprio domínio.

Configurar email no Android

 

Para finalizar a configuração, defina as opções notificação e recebimento de emails e por fim toque em Próxima.

Configurar email no Android

Como configurar sua conta de e-mail no Outlook 2011 (Mac)?

Abra o Outlook 2011 em seu Mac OS X.
No menu do topo, clique em Outlook e depois em Preferências.

Configurando sua conta no Outlook 2011

 

Na janela que surgir, clique no segundo ícone: Contas.

Configurando sua conta no Outlook 2011

 

Na próxima etapa clique em Conta de email.

Configurando sua conta no Outlook 2011

 

No passo seguinte, insira as informações da sua conta de email conforme a imagem abaixo.
Na esqueça de alterar o termo seudominio para o nome do seu próprio domínio.

Configurando sua conta no Outlook 2011

 

O Outlook irá apresentar um resumo das configurações.
Nessa tela, clique no botão Avançado.

Configurando sua conta no Outlook 2011

 

Na janela que surgir, no campo caminho imap, coloque o termo INBOX.

Configurando sua conta no Outlook 2011

 

Pronto! Sua conta foi corretamente configurada no Outlook 2011.

Como configurar sua conta de e-mail no Mac OS X (Apple)?

Abra seu aplicativo Mail do Mac OS X.
Em seus menus, selecione Mail e depois clique em Adicionar Conta….

Configurando seu email no Mac

 

Na janela que surgir, selecione Adicionar Outra Conta de Email… e clique em Continuar.
Configurando seu email no Mac

 

Insira sua conta de email completa e a senha.
Aparecerá uma mensagem de que a conta deve ser configurada manualmente.
Então clique no botão Criar.
Configurando seu email no Mac

 

Na próxima etapa, insira sua conta de email completa e seu servidor IMAP.
Configurando seu email no Mac

 

O Mail exibirá uma mensagem de que o certificado não pode ser verificado.
Isso acontece pois você não está configurando sua conta de email com criptografia.
Apenas clique em Conectar para prosseguir na instalação.

Configurando seu email no Mac

 

O próximo passo é configurar o SMTP.

Configurando seu email no Mac

 

Após finalizar esta parte, o Mail volta para a caixa de entrada, mas ainda restam algumas configurações a serem feitas.
Para isso, selecione o menu Mail e clique em Preferências.
Configurando seu email no Mac

 

Na janela que abrir selecione Contas e depois a aba Avançado.
Em Prefixo do caminho IMAP insira INBOX e desmarque a caixa Usar SSL.

Configurando seu email no Mac

 

Pronto! Sua conta está corretamente configurada no Mail.

Como configurar sua conta de e-mail no Thunderbird?

Em seu Thunderbird, selecione o menu Arquivo > Novo > Configurar conta de e-mail….
Configurando o Thunderbird

 

Na janela que surgir, insira o seu endereço de email completo e senha e clique no botão Continuar.
Configurando o Thunderbird

 

O Thunderbird irá tentar completar as informações de configuração da sua conta.
Para configurar corretamente, clique no botão Config. Manual.
Nas opções que surgirem, selecione as mesmas de acordo com a imagem abaixo, substituindo pelas informações da sua conta de email.
Configurando o Thunderbird

 

Depois de preencher as informações, clique no botão Concluir.
Pronto! Sua conta foi corretamente configurada no Thunderbird.

Como configurar sua conta de e-mail no Outlook 2013?

Para iniciar a configuração, abra seu Outlook 2013 e clique no menu Arquivo (no topo esquerdo da janela).
Configurando o Outlook 2013

 

Dentre as opções que aparecerem ao lado esquerdo, selecione Informações e depois clique no botão Adicionar Conta.
Configurando o Outlook 2013

 

Surgirá uma janela intitulada Adicionar Conta. Dentre as opções, selecione a última disponível: Configuração manual ou tipos de servidor adicionais.
Configurando o Outlook 2013

 

Na tela seguinte selecione a terceira opção: POP ou IMAP.
Configurando o Outlook 2013

 

A tela seguinte deve ser preenchida com os dados da sua conta.
Substitua os termos utilizados na imagem pelos dados da sua conta de email e domínio.

Recomendamos o uso do protocolo IMAP para recebimento de emails.

Ao fim, clique em Mais Configurações….
Configurando o Outlook 2013

 

Surgirá uma pequena janela intitulada Configurações de email na Internet.
Selecione a aba Servidor de saída e marque a primeira opção: Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação
A configuração deve ficar idêntica ao da imagem abaixo.
Configurando o Outlook 2013

 

Ainda nesta janela, selecione a aba Avançado.
Nela, configure a porta de saída como 587 e no item caminho da pasta raíz insira a palavra INBOX.
Configurando o Outlook 2013

 

Clique em Ok para fechar esta janela.
Você voltará para a tela de configuração da conta, clique então em Avançar
O Outlook testará suas configurações e fará teste de envio e recebimento.
Configurando o Outlook 2013

 

Pronto! Sua conta de email foi configurada corretamente no Outlook 2013.

Como configurar sua conta de e-mail no Outlook 2010?

Para iniciar a configuração, abra o Outlook 2010.
Clique no menu Arquivo (1), selecione Informações (2) e clique no botão + Adicionar Conta (3).
Configuração do Outlook 2010 - Passo 1

 

Na janela que abrir, selecione a última opção: Definir manualmente as configurações do servidor ou tipos de servidor adicionais (1) e clique em Avançar.
Na janela seguinte, selecione Email da Internet (2) e clique em Avançar.
Configuração do Outlook 2010 - Passo 2

 

O passo seguinte é de grande importância. Você terá de preencher as informações de sua conta de email e servidor corretamente.
No item Endereço de email e Nome de Usuário, deve ser colocada a conta de email a qual deseja configurar no Outlook.
Exemplo: comercial@agenciacritrusz.com.br. Em Tipo de Conta, defina entre POP ou IMAP. Não sabe qual escolher? Consulte este artigo. O padrão para configuração será o seguinte:

Servidor de entrada de emails:
Caso utilize IMAP – imap.seudominio (Exemplo: imap.guaibaindustria.net).
Caso utilize POP – pop.seudominio (Exemplo: pop.imaginamundo.info). Servidor de saída de emails (SMTP):
smtp.seudominio (Exemplo: smtp.maisumweb.com.br).

Assim que terminar de inserir as informações, clique no botão Mais Configurações….
Configuração do Outlook 2010 - Passo 3

 

Na nova janela, selecione a aba Servidor de saída.
Deixe marcada a opção Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação.
Também deixe marcada a opção Usar mesmas config. do servidor de entrada de emails.
Configuração do Outlook 2010 - Passo 4

 

Para finalizar a configuração, clique na aba Avançado e defina 587 como a porta de SMTP em Servidor de saída (SMTP).
Configuração do Outlook 2010 - Passo 5

 

Pronto! Agora é só clicar em OK e em Avançar e já começar a utilizar sua conta de email no seu Outlook 2010.

Como configurar sua conta de e-mail no Outlook 2007?

Em seu Outlook 2007, clique no menu Ferramentas e depois em Configurações de Conta.
Configurando o Outlook 2007

 

Na aba Email escolha a opção Novo.
Na próxima janela, escolha a opção Definir manualmente as configurações de servidor ou tipos de servidor adicionais.
Configurando o Outlook 2007

 

Na próxima etapa, escolha a opção E-mail da Internet e prossiga.
Configurando o Outlook 2007

 

Insira todos os dados de configuração da conta, lembrando que o endereço de e-mail deve estar completo (usuário@seudomínio).
Escolha o tipo de protocolo de recebimento e informe os nomes dos servidores.
Ao fim, clique em Mais Configurações….
Configurando o Outlook 2007

 

Na janela que abrir, na aba Servidor de Saída marque a opção Meu Servidor de saída (SMTP) requer autenticação.
Configurando o Outlook 2007

 

Na aba Avançado defina a porta de SMTP como 587.
Configurando o Outlook 2007

 

Pronto! Sua conta de email está configurada corretamente no Outlook 2007.

Importância do conteúdo no E-mail Marketing

No email marketing, quando ele tem a intenção de fornecer qualquer tipo de conteúdo, essa estratégia começa desde o título. Por mais que essa seja uma das etapas finais do processo de envio de email marketing, é importante lembrar: o assunto é o primeiro motivo pelo qual se decide abrir um email.

Portanto, o título já faz parte de uma estratégia que preza por informar o usuário, sem a intenção – necessariamente – de incentivar qualquer tipo de conversão. Na hora de pensar em um título atrativo, não é indicado que caracteres especiais e letras maiúsculas sejam utilizados em demasia. A intenção é que o público-alvo daquele conteúdo seja atingido, portanto, é preciso sempre pensar em poucas palavras-chave relevantes e que, compostas, possam chamar a atenção do usuário que irá receber esse email junto com vários outros, em sua caixa de entrada.

 

O que analisar nos resultados de envio de uma campanha de Email Marketing?

Depois de fazer o primeiro envio de email marketing, a ansiedade por saber se os resultados estão de acordo com a expectativa, é grande. Para isso, nada melhor do que saber exatamente o que analisar. Isso porque cada envio terá um objetivo diferente, sendo assim, o que é altamente relevante para uma empresa, não é necessariamente o que irá demonstrar resultados buscados para outra.

Então, em primeiro lugar, antes de abrir o relatório de resultados do envio, tenha anotado o que você quer encontrar. Algumas opções são: número de pessoas que clicaram em determinado link; número de pessoas que abriram o email; número de pessoas que não receberam o email… As possibilidades são várias. Entenda sua necessidade, e mãos à obra!

Qual a validade dos meus créditos?

Seus créditos serão concedidos mensalmente conforme a vigência do plano escolhido e terão a validade de 30 dias corridos a partir da data de concessão destes créditos.

A não utilização de todos os créditos até o fim de cada período não é acumulativa. logo recomendamos que sejam utilizados todos os créditos de sua franquia.

Como saber se a campanha foi realmente enviada?

No menu “Estatísticas”, você pode conferir quando uma campanha está sendo enviada ou está na fila. Na lista de campanhas abaixo do gráfico tem uma coluna “Situação” que mostra essa informação.

Ao deletar um email de uma lista, ele é excluído de todas?

Não, ele é somente excluido da lista selecionada.

Como incluir um contato em mais de uma lista?

Selecione o contato na aba “emails” e coloque o nome da lista desejado no bloco à direita onde diz “adicionar a uma lista”. Se você escrever o nome de uma lista que ainda não existe e apertar a tecla ENTER a lista será criada quando você acionar o botão SALVAR.

Como criar listas de destinatários?

Podem ser criadas de três maneiras: diretamente na aba de listas, selecionando contatos diretamente na aba de emails ou importando contatos diretamente para uma lista nova.

Na aba de listas: para criar uma lista a partir da aba de listas, basta clicar no botão “Nova lista”. Posterormente, escolha os contatos na lista de emails e escolha o nome da sua nova lista.

Selecionando contatos: Selecione os emails na aba “emails” e coloque o nome da lista desejado no bloco a direita onde diz “adicionar a uma lista”. Se a lista não foi criada anteriormente não se preocupe, ela será criada na hora pra você.

Importando para uma lista nova: Na aba de emails, clique no botão “importar contatos”. Selecione seu arquivo .CSV e digite um nome para sua lista. Se a lista não foi criada anteriormente não se preocupe, ela será criada na hora para você.

Como criar campanhas de E-mail Marketing?

Vá pelo menu principal no topo da tela em campanhas. Aparecerá uma lista de campanhas (se já tiver alguma criada) ou uma tela em branco. Na parte cinza da tela, logo abaixo do menu, tem um botão para criar uma campanha. Clique no botão e siga os passos.

Criando a partir de um template:

Escolha um dos templates da ferramenta e insira imagens e textos de maneira fácil e intuitiva. Para inserir uma imagem basta clicar no botão “Editar Imagem” e encontrar o arquivo desejado em seu computador. É possível também enviar um teste, sem custo, para ver se sua campanha está OK em seus clientes de e-mail. No terceiro passo é possível “salvar” ou “salvar e enviar a campanha”, preenchendo os campos obrigatórios.

Criando um novo HTML:

Se você já tiver mais experiência em HTML também pode inserir seu código diretamente. Basta escolher o “modelo em branco” (primeiro item na lista de templates). Para qualquer uma das duas formas de criação, lembre-se que o link de descadastro é colocado automaticamente pela ferramenta na parte de baixo do e-mail.

Como importar meus contatos?

A ferramenta trabalha com a importação de arquivos no formato .CSV. Exporte seus contatos nesse formato e importe no sistema.

Você pode gerar esse arquivo também pelo Excel ou no editor de textos do Windows.

No Excel, faça uma tabela com 2 colunas, sendo a primeira com o e-mail do seu contato e a segunda o nome. Exporte em .CSV e importe em nossa ferramenta.

 Não deixe suas idéias passarem em branco.